11/09/15 16:20

Coleção Mensagens de Esperança - Um Legado de 100 Anos

Neste ano a Igreja Adventista do Sétimo Dia está comemorando os 100 anos do legado deixado por Ellen White, que faleceu no ano de 1915. Várias iniciativas terão lugar para recordar a importância dos livros escritos por ela, uma dessas iniciativas foi a produção de uma coleção com seis livros da escritora.

Na coleção, chamada Mensagens de Esperança, estão os seguintes livros: História da Redenção, Vida e Ensinos, Orientação da Criança, Eventos Finais, Fundamentos do Lar Cristão (um resumo do livro O Lar Adventista) e Só Para Jovens (um resumo do livro Mensagens aos Jovens).

RESISTINDO AO TEMPO

O pastor Almir Marroni, um dos vice-presidentes da Igreja para a América do Sul destacou um texto do livro Testemunhos Seletos, volume 1, pág. 35, para destacar a importância de iniciativas como esta: “Esses livros, transmitindo as instruções a mim dadas pelo Senhor durante os sessenta anos passados, contêm esclarecimentos do Céu, e resistirão à prova da investigação”.

Outro vice-presidente da Igreja para a América do Sul, pastor Bruno Raso, destacou que “o material [...] é prático, útil e relevante para fortalecer ainda mais a comunhão, o relacionamento e a missão de todos eles”. Todo o projeto de recordação do legado deixado por Ellen White recebeu o nome de “100 anos iluminando a Igreja”.

100 ANOS DE UM LEGADO DE FÉ

O projeto “Ellen White – 100 Anos de um Legado de Fé” nasceu com o propósito levar mais conhecimento sobre o dom de Profecia na Igreja Adventista do 7° Dia e seu importante papel desde os inícios da Igreja até os dias finais da história.
Ellen G. White foi uma pessoa de notáveis talentos espirituais, que viveu a maior parte de sua vida durante o século 19 (1827-1915). Contudo, através de seus escritos, ela continua exercendo um extraordinário impacto sobre milhões de indivíduos ao redor do mundo.


Durante toda a sua vida ela escreveu mais de 5.000 artigos e 49 livros; mas hoje, incluindo compilações de seus manuscritos, mais de 150 livros estão disponíveis em inglês, e cerca de 90 em português. Ellen G. White é a escritora mais traduzida em toda a história da literatura. Seus escritos abrangem uma ampla variedade de tópicos, incluindo religião, educação, saúde, relações sociais, evangelismo, profecias, trabalho de publicações, nutrição e administração. Sua obra-prima sobre o viver cristão feliz, Caminho a Cristo, já foi publicada em cerca de 150 idiomas.

Os Adventistas do Sétimo Dia creem que Ellen White foi muito mais que apenas uma escritora talentosa – creem que ela foi apontada por Deus para ser uma mensageira especial, a fim de atrair a atenção de todos para as Sagradas Escrituras, e ajudá-los a se prepararem para a segunda vinda de Cristo. Desde os 17 anos de idade até a ocasião de seu falecimento aos 87 anos, Deus lhe concedeu cerca de 2000 sonhos e visões. As visões variavam em duração, podendo ser de menos de um minuto até cerca de quatro horas. O conhecimento e conselhos recebidos através dessas revelações foram por ela escritos, a fim de serem compartilhados com outros. Assim, seus escritos são aceitos pelos Adventistas do Sétimo Dia como inspirados, e a qualidade excepcional dessas obras é reconhecida mesmo por leitores ocasionais.

OS LIVROS DE ELLEN WHITE AUXILIAM NA COMPREENSÃO DA BÍBLIA

Como nos é declarado no livro Nisto Cremos, “os escritos de Ellen White não constituem um substituto para a Bíblia. Não podem ser colocados no mesmo nível. As Escrituras Sagradas ocupam posição única, pois são o único padrão pelo qual os seus escritos – ou quaisquer outros – devem ser julgados e ao qual devem estar subordinados” (Nisto Cremos, Associação Ministerial, Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1989, p. 305).

Contudo, conforme escreveu Ellen White, “O fato de que Deus revelou Sua vontade aos homens por meio de Sua Palavra, não tornou desnecessária a contínua presença e direção do Espírito Santo. Ao contrário, o Espírito foi prometido por nosso Salvador para aclarar a Palavra a Seus servos, para iluminar e aplicar os seus ensinos” (O Grande Conflito, p. 9).

QUANTOS LIVROS E ARTIGOS ELLEN WHITE ESCREVEU?

À época de sua morte as produções literárias de Ellen White totalizavam aproximadamente 100.000 páginas: 24 livros em circulação; dois manuscritos de livros prontos para publicação; 5.000 artigos em periódicos da igreja; mais de 200 tratados e panfletos; aproximadamente 35.000 páginas datilografadas de documentos e cartas manuscritas; 2.000 cartas escritas à mão e diários, que resultaram, quando copiados, em outras 15.000 páginas datilografadas. As compilações dos escritos de Ellen White feitas após a sua morte totalizam um número de livros em circulação de mais de 130.

CONHEÇA ESTE E ALGUNS LIVROS DE ELLEN WHITE


 

Acesse www.livrariaadventista.com.br e conheça outros livros da escritora.

---------

FONTES:
- Biografia de Ellen G. White
- Lançamento de Livros EGW Marca Centenário