07/06/16 16:07

Como Reinventar O Casamento Quando Os Filhos Nascem

Os primeiros meses do casamento são necessários para adaptação de ambos. Estilos de vida, gostos, manias e individualidades precisam ser acomodados para que seja possível viver a dois. Não é necessariamente um processo fácil, mas pelo menos é possível dedicar-se exclusivamente ao outro, afinando a sintonia da relação.

Mas, ainda que o casamento já esteja razoavelmente consolidado, quando o primeiro filho chega, parece que o casal precisa começar do zero, novamente. Novos papéis e novas prioridades são um duro teste para a solidez do relacionamento. Compreensivelmente, a atenção de ambos passa a voltar-se para o bebê, e, aos poucos, um já não dá atenção ao outro.

Como alguém tão especial é capaz de trazer tantos desafios à relação conjugal?

A criação de filhos é um empreendimento conjunto que exige comunicação, compreensão, amor e disposição de assumir um compromisso. Casais que não desenvolvem essas atitudes e habilidades antes do nascimento dos filhos não podem acreditar que as assimilarão de uma hora para outra, assim que o primeiro bebê nascer. Gary Chapman vai ajudar você e seu cônjuge a descobrir como lidar com problemas comuns e como manter a solidez de seu casamento após a chegada das crianças.


1- Faça do casamento uma prioridade

O casal deve parar o tempo necessário para avaliar a qualidade do seu casamento. Em seguida, deve-se fazer uma opção consciente: pelo bem dos filhos, para seu próprio bem e para a glória de Deus, precisa haver um compromisso um com o outro e reconhecer que o casamento é importante para ambos. Tornar o casamento uma prioridade é uma opção consciente que torna as coisas muito melhores.


2- Assuma o controle de sua agenda

A divisão de carga de trabalho na família, a quantidade de tempo que os dois passam juntos, a frustração no relacionamento sexual, a administração das finanças familiares. Esses e outros assuntos podem causar conflitos em qualquer estágio do relacionamento, principalmente com a chegada dos filhos.
Analisar, de maneira consciente, quem está fazendo o que e quando, para, a partir daí, buscar uma solução melhor e assim “assumir o controle de sua agenda” faz a diferença na divisão de tarefas e resolução dos problemas da vida conjugal.


3- Assuma o controle de seu dinheiro

O diálogo a respeito das prioridades do casal e administração financeira da família é essencial!
Consultar o seu cônjuge antes da realização de compras, estabelecer objetivos financeiros e traçar um planejamento econômico farão com que seu saldo bancário e também seu relacionamento sejam mais positivos.


4- Aprenda a disciplinar seus filhos

A maneira de educar os filhos pode gerar conflitos no casamento. 
“Ele é muito rígido com as crianças”, “Ela é muito permissível”.
Talvez essas frases te soem familiar.
Em geral, o espelho para a criação dos filhos é a própria educação que os pais tiveram quando crianças. O que eles acharam que foi correto, eles repetem. O que julgam ser errado, modificam. Porém o fato de o casal ser formado por pessoas com educações diferentes, possivelmente surjam opiniões diferentes a respeito da forma correta de disciplinar os filhos.
Neste caso, os preceitos básicos a serem seguidos são:
- Educar sempre com amor.
- Entrarem em um consenso a respeito dos critérios da disciplina.
- Não discutirem na frente dos filhos
- Ensinar aos filhos que em todo lar há regras.
- Educá-los para tomarem decisões sábias.

 

5- Descubra o segredo da intimidade

Quando dizemos “intimidade” não estamos nos referindo somente ao sexo. 
Intimidade é saber o que o outro gosta e fazer para agradá-lo, é valorizar seu companheiro e dedicar tempo para estarem juntos, é cultivar interesses em comum e satisfazer as necessidades do seu par.
Faça com que seu cônjuge se sinta amado, reafirme seu compromisso e fortaleça os fundamentos do seu lar, para que quando venha a tempestade, a estrutura do sue casamento continue firme.

 

6- Construa uma família feliz



Gostou das dicas e quer saber mais sobre COMO REINVENTAR O CASAMENTO QUANDO OS FILHOS NASCEM?


Adquira o Livro Como Reinventar o Casamento Quando os Filhos Nascem