19/01/15 13:52

21/01 - Dia Mundial da Religião

Cada religião apresenta suas características e seus ritos sagrados, como a peregrinação à terra santa para os muçulmanos ou a confissão para os católicos.

As mais antigas religiões surgiram antes da era cristã, sendo elas o budismo, o taoísmo, o hinduísmo, o xintoísmo, o confucionismo dentre outras.

Mas as religiões consideradas como o berço das maiores crenças são de origem asiática e do Oriente Médio, que também são avaliadas como religiões mais antigas da humanidade, as monoteístas (crença em um único Deus), como o judaísmo, islamismo e o cristianismo.

Com o cristianismo, a igreja se dividiu em três vertentes: protestante, ortodoxa e católica. Expandiu-se na Europa a partir do século XX, atingindo a marca dos dois bilhões de fiéis. Seu livro sagrado é a bíblia, e traz como forma de vida os ensinamentos do filho do Messias, Jesus Cristo.

Em razão das divergências de opiniões e dos conflitos acontecidos ao longo da história da humanidade, a Assembleia Espiritual Nacional, composta pela Comunidade Bahá´í (Pérsia) criou o dia mundial da religião, o dia 21 de janeiro, a fim de originar a adesão entre as várias religiões existentes, numa proposta de paz.

Dentre as principais religiões do mundo temos:

- Hinduísmo: surgiu na Índia em 1500 a.C e seu livro sagrado é o Vedas. É uma religião que apresenta vários deuses, mas os principais deles, que formam a sagrada trindade, são: Brahma – deus da criação, Vishnu – deus da preservação e Shiva – deus da destruição e da recriação.

- Budismo: também da Índia, surgiu em 600 a.C, a doutrina é fundamentada nos preceitos do príncipe Sidarta Gautama, o Buda.

- Judaísmo: advindo da Palestina (Israel), em meados do século XVII a.C. o livro sagrado é a Tanach, que contém os mandamentos do judaísmo, onde creem ser descendentes de Abraão.

- Islamismo, da Arábia Saudita, tem como livro sagrado o Corão, baseado na doutrina de Maomé, enviado de Allah para ditar os mandamentos. Para os muçulmanos, “Abraão, Moisés e Jesus foram profetas e receberam mensagens divinas” e não haverá outros profetas.

- Cristianismo se originou na região da atual Israel, antiga Palestina, no século I. Seu livro sagrado é a bíblia, dividida em velho e novo testamento, que apresenta a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.

- Catolicismo é o maior ramo do cristianismo e o mais antigo como igreja organizada. A sede da Igreja e residência oficial do Papa estão localizados no Vaticano, país encravado na capital italiana, Roma. O livro sagrado dos católicos também é a bíblia, e tendo como crença atribuída à santidade de Maria, mãe de Jesus e a todos os santos.

O islamismo atinge a marca de 1,2 bilhão de adeptos no Oriente Médio e na Ásia, fazendo da mesma a segunda mais seguida e também a religião que mais cresce no âmbito mundial. Seu livro sagrado é o Corão, que utiliza os ensinamentos do profeta Maomé (Muhammad). Eles acreditam que assim como Jesus recebeu mensagens divinas, Abraão, Moisés e Maomé também receberam, sendo que não existirá nenhum outro após Maomé.

O judaísmo nasceu no século XVII a.C, em Israel, seus seguidores acreditam ser descendentes de Abraão. A vida judaica é administrada pelo Tanach, seu livro sagrado, que apresenta 613 mandamentos fundamentais na Torá, seus cinco primeiros livros.

No Brasil, o número de católicos tem cerca de 130 milhões de adeptos, que representam 73,8% da população. Mas as diversidade de religiões têm aumentado o número de fiéis das igrejas evangélicas ou neopentecostais. Outro lado que tem crescido é o das pessoas que afirmam não seguir nenhuma religião. Os outros 5% se dividem entre judeus, doutrinas orientais, cultos afro-brasileiros e espíritas.


 

FONTE: Mundo Educação e Brasil Escola