22/10/14 18:11

Entrevista com Denis Cruz

A Livraria Adventista entrevistou o autor da próxima Inspiração Juvenil: Denis Cruz. Em nosso papo, ele conta um pouco mais sobre sua trajetória, sobre como iniciou a sua carreira e quais foram os desafios ao escrever a inspiração. Confira:

Livraria Adventista: Desde quando você é interessado em literatura? Como se iniciou o gosto pelos livros? De onde surgiu a ideia de escrever o primeiro livro?

Denis Cruz: Meu gosto por leitura começou com quadrinhos. Quando criança, li turma da Mônica e gibis da Disney, como Tio Patinhas, Pato Donald e Mickey. Na adolescência frequentei as páginas de heróis da Marvel e curtia muito X-Men. Com o tempo, fiquei mais seletivo com minha leitura, fazendo uma escolha melhor e mais preocupada com meu desenvolvimento intelectual e espiritual por intermédio daquilo que eu buscava nos livros. A ideia de escrever um livro surgiu justamente da leitura de livros seculares, pois senti a falta de algo ficcional que fosse atrativo e cativante dentro do contexto cristão.

Livraria Adventista: Quais são os temas que você mais gosta de abordar em seus livros?

Denis Cruz: Não existe um tema específico que eu goste de abordar. Procuro sempre abordar temas que sejam relevantes para o leitor e que façam parte de seu cotidiano real. Apesar de trabalhar com ficção, procuro retratar a realidade e as dúvidas e problemas concretos que o leitor já enfrentou, está enfrentando ou poderá enfrentar.

Livraria Adventista: Como alguém formado em direito se torna um escritor de literatura infanto-juvenil?

Denis Cruz: Advogado trabalha muito com a escrita e essa formação acadêmica me ajudou no manuseio das letras. Embora não advogue há mais de cinco anos, o exercício da advocacia concedeu-me o privilégio de melhorar a arte de escrever, pois a redação é uma prática diária nessa profissão. E, além de ser formado em Direito, sou pai de duas crianças e foram eles que me arrastaram para a literatura infanto-juvenil.

Livraria Adventista: Como você concilia a sua vida pessoal e profissional com as atividades literárias?

Denis Cruz: Escrever é um passatempo. Assim como reservo um tempo para descansar com a leitura, ou com um passeio em família, ou com um jogo de vídeo game, também reservo um tempo para descansar contando uma história.

Livraria Adventista: Qual foi sua reação mediante o convite da CPB para o projeto da Inspiração Juvenil e como foi a construção do livro?

Denis Cruz: Confesso que fiquei surpreso, pois sei que em nosso meio existem pessoas muito mais capacitadas para enfrentarem esse desafio. Foi apenas depois de aceitar o convite que eu “caí na real” quanto à dificuldade que era escrever uma inspiração juvenil. São 365 textos distintos, cada um com um texto bíblico e abordando temas diferentes. Depois de escrever sessenta desses textos, parecia que já não havia mais ideias para serem trabalhadas. Com muito esforço, consegui redigir a metade do livro, mas, quando chegou nesse ponto, eu realmente estava esgotado e não tinha mais nada para escrever. Quase joguei a toalha nesse momento, mas a lembrança de que nosso Deus capacita não deixou que isso acontecesse. Embora estivesse em oração desde o começo do projeto, foi necessário pedir ainda mais socorro ao Grande Autor. Sem Ele teria sido impossível escrever a inspiração juvenil “Cada dia uma nova história”, pois veio dEle toda força e todas as ideias para concluir o livro que agora vemos nas prateleiras.

São 365 histórias, cada uma com sua aplicação, criadas a partir daquilo que vemos e vivenciamos todos os dias. E agora vamos para a prova de fogo, com o livro na mão dos leitores, pois é deles a palavra final sobre o resultado. Livraria Adventista: Quais são os seus projetos futuros? Por hora estou descansando da Inspiração Juvenil (risos), mas penso em colocar no papel umas ideias que não me saem da cabeça.

Livraria Adventista: Deixe um recado para o público juvenil:

Denis Cruz: Tenho 365 recados para essa galerinha juvenil e cada um desses recados está escrito na inspiração do próximo ano. Espero que vocês gostem e curtam o livro “Cada dia, uma nova história” e que ele os ajude a reescrever uma história que os aproxime cada vez mais do Autor da nossa vida.

O que você está esperando para adquirir a nova Inspiração Juvenil - Cada Dia, Uma História? Clique compre agora!