19/03/18 15:27

Os princípios da liderança cristã

         Liderança é uma palavra que está na moda. No passado, líder era aquele que “dava ordens”, não aceitava sugestões nem podia ser questionado. Mas as coisas mudaram. Hoje, o que está em destaque é a figura do líder servidor, cujo maior exemplo é Jesus. Líder é aquele que inspira, anima e conduz as pessoas.

         Mas, ninguém nasce líder, a liderança é algo que se constrói e se desenvolve. Para ser líder é preciso aprender! E podemos aprender através dos princípios de liderança deixados por Jesus e por grandes personagens bíblicos; da Palavra de Deus podemos retirar muitos princípios, valores e competências, que como líderes cristãos, precisamos desenvolver, a fim de sermos uma benção para o mundo; como por exemplo:

  1. Princípio do Líder servo – “O maior entre vocês deverá ser servo”. Mt 23.11
  2. Princípio do Exemplo – “seja um exemplo para os fiéis na palavra”. I Tm 4.12
  3. Princípio da Comunicação – “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” Mc 4.16
  4. Princípio da Motivação - “Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos.” Ne 2.20
  5. Princípio do Planejamento – Podemos citar a construção do Templo como um dentre muitos exemplos deste princípio da liderança cristã.
  6. Princípio da Formação de Novos Líderes – “confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.” II Tm 2.2
  7. Princípio do Amor“Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraternal.” Rm12.10
 

         Aceite esse desafio, estabeleça atitudes que te levarão a ser um líder que inspira e que é uma benção para a família, igreja e a comunidade. Confira nos links abaixo materiais onde você encontra dicas práticas e reflexões que irão contribuir para o sucesso de seus empreendimentos e relacionamentos.

 

Liderança Cristã

Aconselhamento - Família e Igreja

Desenvolvimento Pessoal