28/04/16 17:08

Os 8 Remédios Naturais: Disponível Para Todos

Os adventistas do sétimo dia são conhecidos, há mais de um século, por sua preocupação com a saúde de maneira integral e preventiva. E por que uma religião se envolve em temas de saúde? Os adventistas acreditam que tudo aquilo que afeta o corpo também afeta a mente, que tem sua sede no corpo e vai facilitar ou dificultar a comunicação com os seres celestiais. Religião é justamente isso (vem de religare, do latim), ou seja, essa ligação.

Há um reconhecimento da existência de oito remédios naturais, gratuitos, disponíveis a todas as pessoas, sendo oito princípios gerais de como desenvolver e manter uma vida melhor no âmbito físico, emocional e espiritual. Vamos falar um pouco de cada um:

 

 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com esse século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:1, 2)


1) ALIMENTAÇÃO

Estatísticas mundiais mostram que 2,1 bilhões de pessoas são obesas ou possuem sobrepeso, o que representa 30% da população mundial. Uma alimentação saudável envolve dois aspectos: evitar alimentos que prejudicam o organismo e usar com moderação os alimentos que são benéficos com destaque para a alimentação vegetariana rica em fibras e nutrientes encontrados nos alimentos integrais.

Quanto ao que deve ser evitado estão bebidas estimulantes como energéticos, chá, café, mates, drogas lícitas como álcool e fumo em todas as suas variações e alguns tipos de alimentos.

 

DICAS PRÁTICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

- Faça três refeições ao dia em horários regulares, com intervalo de 5 horas entre cada uma, no mínimo;

- Aprenda a relaxar antes das refeições e evite comer com ansiedade;

- Coma devagar, mastigando muito bem e saboreando os alimentos;

- Tome 6 a 8 copos de água por dia, nos intervalos das refeições.;

- Evite tomar líquidos durante as refeições. Respeite o intervalo de 30 minutos antes ou 2 horas após, para evitar a distensão do estômago e a diluição das enzimas digestivas;

- Inicie o almoço pela salada crua com temperos naturais como limão, alho, cebola e ervas aromáticas;

- Inicie o desjejum e o jantar pelas frutas;

- Reduza a quantidade de óleo no preparo dos alimentos;

- Substitua as frituras por alimentos assados e cozidos;

- Prefira alimentos naturais e integrais, evitando os refinados e processados;

- Priorize o consumo de frutas, verduras e legumes;

- Procure variar os alimentos no seu dia-a-dia, fazendo um prato colorido;

- Use sal com moderação. Evite usar o saleiro à mesa.

- Adote os seguintes princípios para escolher os alimentos: variedade, qualidade, moderação e abstinência.

✦ DICAS DE LEITURA:

 

2) INGESTÃO DE ÁGUA

A água é vital para o ser humano e representa cerca de 60% do peso de um adulto e, no caso dos bebês, 70%. A água é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente naquilo que se elimina como suor e lágrimas, no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele.


DICAS PRÁTICAS SOBRE USO DA ÁGUA

- Água pura é o melhor líquido para nosso corpo. A maioria das bebidas contém açúcar, o qual pode retardar a digestão, contribuir para o ganho de peso, provocar uma oscilação nos níveis de açúcar e requerer mais água para o metabolismo. As bebidas tipo “cola” ou gaseificadas contêm substâncias que podem prejudicar seriamente a absorção do cálcio do corpo enfraquecendo os ossos. Praticamente todos os refrigerantes contêm aditivos artificiais que podem irritar o estômago ou sobrecarregar os rins e o - fígado.
- Tome banhos regulares que ajudam a limpar a poeira e outros produtos não saudáveis da pele. Água fria pode ajudar a reduzir a febre e água quente pode aquecer um corpo que treme de frio. Um banho morno frequentemente ajuda também no repouso.

✦ DICA DE LEITURA:

 

3) AR PURO

O ar que respiramos contém oxigênio. As células vermelhas pegam o oxigênio dos pulmões e o transportam para as células do corpo. Cada célula necessita de oxigênio para fazer funcionar suas “usinas” de energia. É fundamental buscar lugares onde haja ventilação em que o ar puro ser respirado.


DICAS PRÁTICAS

 - É importante manter toda a casa e o ambiente de trabalho bem ventilados, com as janelas abertas na maior parte do tempo.

- Não durma em quarto abafado. Essa dica é especialmente importante para o doente acamado. Se não é feita a ventilação adequada no quarto do doente, o paciente vai demorar mais tempo para se recuperar;

- Deixe que exista uma ventilação no quarto para renovar o ar durante toda a noite, mesmo que esteja frio e você tenha que usar um agasalho;

- Evite qualquer produto que possa provocar a poluição do ar ambiente, tais como venenos para matar pernilongos, fumaça de cigarros, aromatizantes químicos, incenso, etc.;

- Faça sua alimentação, sempre que possível, em ambiente de ar puro, e após, caminhe por uns 5 a 10 minutos, ao sol e ao ar livre. Após a caminhada, descanse 20 a 30 minutos.

- Para uma maior ventilação do organismo, deve haver pelo menos 30 minutos diários de exercício aeróbico.

 

4)  EXPOSIÇÃO À LUZ SOLAR

Na dose certa, a luz solar é uma das grandes aliadas da saúde não apenas da mente, como também do corpo. Pesquisas já revelaram o papel fundamental na produção de vitamina D, responsável pelo bom funcionamento do organismo. Sua principal atuação está relacionada ao metabolismo do cálcio, item essencial na prevenção de doenças como osteoporose e raquitismo. Uma das principais orientações é que as casas tenham locais de iluminação solar. Às vezes, é necessário remover cortinas, abrir as janelas, suspender persianas para que os raios de sol entrem nos ambientes.


DICAS PRÁTICAS

- Se você não tem pele sensível e não toma medicamentos que causam fotossensibilidade, tome pelo menos 15 a 20 minutos de sol por dia entre as 10 e as 15 horas, nos braços e pernas, sem uso de protetor solar.

- Os efeitos da exposição solar são potencializados se houver combinação com exercício físico e ar puro.
Para os que têm maior sensibilidade, recomenda-se tomar sol antes das 10 e depois das 15 horas.

 

5) PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO

O exercício físico libera, no cérebro, substâncias que proporcionam a sensação de paz e tranquilidade. São as endorfinas, neuromediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente liberador de endorfina, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.

Qualquer atividade física em que haja gasto de energia e aumento do metabolismo, seja ela ocupacional (subir escadas, carregar um pacote, fazer compras, lavar o carro, varrer a casa), seja formal (pedalar, nadar, dançar, caminhar, correr), é levada em conta para gasto calórico diário da pessoa.


DICAS PRÁTICAS

- Faça um plano de atividades físicas, mas sempre consulte um médico antes de iniciar. Leve em conta aspectos como frequência, intensidade, tempo e tipo de atividade física.

- Aprenda mais sobre exercícios físicos e pesquise assuntos relacionados a seu interesse particular.
Avalie seu desempenho.

- Comece de uma vez, movimente-se e mantenha esse programa.

✦ DICA DE LEITURA:

 

6) FAÇA REPOUSO

Pessoas que não dormem o suficiente sentem falta de energia para as tarefas diárias, ficam deprimidas ou irritadiças, queixam-se de dificuldade de concentração, apresentam maior frequência de doenças infecciosas, acidentes automobilísticos e envelhecem mais rapidamente.

Há evidências consistentes de que a privação de sono também aumente o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade. Por outro lado, os adultos que dormem mais do que sete a oito horas por dia enfrentam problemas semelhantes aos que dormem menos do que o necessário, além de se dormir o número de horas correta diariamente, é importante reservar um dia da semana para um processo de restauração das relações sociais e familiares, descanso das atividades físicas e mentais cotidianas e maior conexão espiritual com Deus.


DICAS PRÁTICAS PARA DORMIR MELHOR

- Habitue-se a ter padrões regulares de sono, pois o corpo funciona em ritmos.

- Faça exercícios regulares conforme a orientação do médico.

- Não durma com o estômago cheio. Cultive o hábito de tomar uma refeição leve à tardinha ou bem cedo à noite.

- Evite bebidas ou alimentos com cafeína, pois são estimulantes e podem tirar o sono.

- Evite situações estressantes antes de dormir e tire TV ou computador do quarto. Resolva desentendimentos familiares durante o dia e não na hora do sono.

- Concentre-se em questões espirituais, faça uma leitura bíblica e ore. Isso vai ajudar, também, no relaxamento.

✦ DICAS DE LEITURA:

 

7) EXERÇA A TEMPERANÇA

Recomenda-se que as pessoas tenham uma vida equilibrada em diferentes aspectos da parte da saúde mental e física. Ou seja, temperança envolve mais do que a abstinência de certos tipos de drogas lícitas ou ilícitas, mas o uso dos remédios naturais de Deus, além de uma vida equilibrada no trabalho, no lazer e nas relações pessoais. A temperança, na verdade, é um conceito muito amplo que envolve a mudança de hábitos e exige um milagre da parte de Deus para que possamos adorá-lO corretamente.


DICAS PRÁTICAS

- Abandone certos tipos de drogas lícitas ou ilícitas (o que inclui o álcool, fumo, maconha, cocaína e outras drogas com efeitos devastadores comprovados para a mente e corpo).

- Evite sobrecarga de trabalho e estudos, principalmente depois de um dia de intensas atividades.

- Não exagere no tempo de lazer. O lazer é importantíssimo, mas há tempo para a ocupação profissional e para esse tipo de descanso.

- Mesmo práticas saudáveis devem ser feitas com equilíbrio como atividade física, alimentação, ingestão de água, entre outras iniciativas.

✦ DICA DE LEITURA:

 

8) CONFIE EM DEUS

Conforme o psiquiatra Harold Koenig, professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos, há pesquisas que comprovam a relação entre religião e saúde. Koenig, que se dedica há 28 anos para essa área de estudos, afirma que o impacto da religiosidade na sobrevida das pessoas seja algo em torno de 35%. Ele destaca três fatores que influenciam a saúde de quem pratica uma religião: as crenças e o significado dessas crenças atribuídas à vida; o apoio social obtido e o impacto que a religião tem na adoção de hábitos mais saudáveis.


DICAS PRÁTICAS

- Tenha o hábito de orar diariamente e entenda que oração é um diálogo sincero com Deus.

- Mantenha o hábito de estudar todos os dias a Bíblia e conhecer quais são os ensinos de Deus para sua vida.

- Frequenta uma igreja regularmente e tenha convívio com outras pessoas e se envolva com atividades missionárias e comunitárias. Isso faz bem para o desenvolvimento pleno da saúde.

- Todas essas dicas ajudam as pessoas a preparar a mente para um contato melhor com as realidades celestiais.

✦ DICAS DE LEITURA:

 

fonte: adventistas.org